Ads 468x60px

Migramos o blog

Social Icons

09 maio 2012

O BOM, O BOBO E O PERIGOSO COM OS BANCOS

Parte da briga entre o governo e os bancos é boa. É aquela relacionada à redução dos juros bancários, do spread (diferença entre o custo de captação dos bancos e as taxas cobradas do consumidor).

Os bancos públicos baixaram os juros; depois, foi a vez dos privados. Os consumidores estão atentos às taxas de administração cobradas. Isso melhora a eficiência da economia. A redução do custo do dinheiro diminui o risco de inadimplência, porque as pessoas conseguem pagar. Tudo isso é para o bem da economia brasileira.

E qual é a parte boba? Essa briguinha. A presidente da República não tem de se preocupar com o que um economista da Febraban diz. Não faz sentido essa briga, obrigar os bancos a se retratar. Não pode ser Dilma x bancos, até porque pode chegar a hora em que o BC terá de subir os juros para conter a inflação.

Do jeito que o assunto está sendo levado, como uma cruzada, uma briga da presidente contra os juros altos, como será o dia em que o BC precisar subir a Selic? Dilma, como economista, sabe que a política monetária não pode ser assim. O BC tem de ter liberdade.

Hoje, o IBGE divulgou o IPCA, que ficou bem mais alto do que o do mês anterior, mas a boa notícia é que no acumulado em 12 meses continua a tendência de queda, porque no ano passado a inflação foi bem mais alta. A gente tem de olhar sempre para esse bicho, para que ele não saia do controle.

Também tem o lado perigoso dessa briga. Quando o marketing entra, as coisas ficam distorcidas.
O governo deveria focar no movimento saudável que ele fez, não transformar tudo isso numa briga entre a presidente e os bancos.

Mirian Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guia de Emprego

ORAÇÃO DO ADMINISTRADOR

"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA, de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para encontrar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, agindo sempre com ÉTICA e sabedoria, pois, a mim caberá realizar a minha profissão com CRIATIVIDADE e determinação para tornar as organizações cada dia melhores e mais humanas".

Texto de RRA adaptado por Fredi Cintra

 

Dia do Administrador

Nove de setembro foi o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Curso ferramentas avançadas da internet