Ads 468x60px

Migramos o blog

Social Icons

30 julho 2012






Europa: A semana começou com a Europa em foco. A Espanha, mais uma vez, no centro das preocupações. O país começou a falir pelas partes: depois de Valência e Múrcia, Catalunha, região autônoma de extrema importância para a Espanha, admitiu que pedirá resgate ao fundo do governo, que também pode ser resgatado.
A Moody´s ameaçou até rebaixar a nota da Alemanha, que tem triplo A.

A situação está melhor agora, as bolsas da Europa em alta, porque Mario Draghi, presidente do BCE, deu declarações fortes sobre a possibilidade de alterar regras para ajudar mais os países. Disse que fará o necessário para preservar o euro. Há expectativa de que o BCE e a UE agirão em conjunto para reduzir os custos de financiamento da Espanha e da Itália.

Reino Unido - A economia britânica continua em recessão. No segundo trimestre, o PIB encolheu 0,7% em relação ao primeiro, mais do que o previsto. O país já estava em recessão por ter registrado dois trimestres seguidos de retração do PIB.

EUA - Foi divulgado hoje que o PIB cresceu 1,5% no segundo trimestre - acima da previsão dos analistas. O número, no entanto, representa uma desaceleração em relação ao registrado no primeiro trimestre, revisado para 2%. Os preços dos imóveis aumentaram pela primeira vez em cinco anos. A economia americana está começando a sair do longo período de baixo crescimento.

Mercado de trabalho - A greve dos servidores do IBGE impediu que os dados de desemprego do Rio fossem processados. Com isso, pela primeira vez em 20 anos, o IBGE não divulgou a taxa de desemprego média de junho, só a das regiões metropolitanas: Recife (6,3%), Salvador (7,9%), Belo Horizonte (4,5%), Porto Alegre (4%) e São Paulo (6,5%).

O mercado de trabalho continua forte, mas tem muita greve no setor público. O ritmo de crescimento do emprego, no entanto, está menor. Os números do Caged mostram isso: no primeiro semestre deste ano, foram criados 1 milhão de empregos com carteira assinada; no mesmo período do ano passado, 1,4 milhão.

GM manda funcionários para casa - Esta semana, a GM fechou seu complexo industrial em São José dos Campos e mandou os 7,5 mil empregados para casa. Depois, reabriu. A montadora disse que até o dia 4, quando há nova reunião com sindicalistas, não tomará nenhuma decisão que envolva demissão de trabalhadores. Estão pedindo prorrogação do incentivo fiscal. Em Londres, a presidente Dilma Rousseff disse que os setores que recebem incentivos devem garantir a manutenção do emprego.

Crédito, juros e inadimplência - O BC divulgou que a taxa de juros média cobrada das pessoas físicas caiu para 36,5% ao ano em junho (recuo de 2,3 ponto percentual), menor patamar da série histórica. Mas os números preliminares de julho mostram que voltou a subir. A inadimplência das famílias recuou de 7,9% para 7,8%. O crédito cresceu 1,5% em junho na comparação com maio; em 12 meses, a alta é de 17,9%.

Arrecadação - Com a atividade mais fraca, a arrecadação registrou a primeira queda no ano: em junho, a redução foi de 6,55% em relação ao mesmo mês de 2011.

Gastos dos turistas - Com o dólar mais alto, as despesas dos brasileiros no exterior recuaram 10% em junho na comparação com o mesmo mês de 2011.

Conta de luz: A tarifa de energia elétrica terá queda de 10%, porque o governo vai tirar alguns dos penduricalhos (encargos) da conta.

Lucro da Vale cai pela metade - A desaceleração da China afeta o preço do minério de ferro, que afeta o lucro da Vale. A empresa teve lucro líquido de R$ 5,314 bi no segundo trimestre, quase 50% menos do que o registrado no mesmo período do ano passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guia de Emprego

ORAÇÃO DO ADMINISTRADOR

"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA, de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para encontrar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, agindo sempre com ÉTICA e sabedoria, pois, a mim caberá realizar a minha profissão com CRIATIVIDADE e determinação para tornar as organizações cada dia melhores e mais humanas".

Texto de RRA adaptado por Fredi Cintra

 

Dia do Administrador

Nove de setembro foi o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Curso ferramentas avançadas da internet