Como elaborar um excelente currículo
Preparamos com muito carinho algumas DICAS PRÁTICAS para você elaborar o seu currículo com maior assertividade.
DICAS - COMO ELABORAR UM EXCELENTE CURRÍCULO
• Escolha uma fonte e tamanho adequados para a letra a ser utilizada no currículo. Deve ser um modelo e tamanho de letra que propiciem uma boa análise do seu currículo. São indicadas letras arredondadas como as fontes Arial, Verdana ou Tahoma em tamanho 11.
• Com exceção dos tópicos principais (Objetivo, Formação Acadêmica, Experiências Profissionais, etc.) que podem ser centralizados e formatados com letras coloridas (desde que sejam escuras e de fácil visualização), utilize em todo o restante do currículo letras em cor preta com alinhamento justificado - este tipo de função alinha o texto às margens laterais, deixando o seu currículo mais apresentável.
• O seu nome e os tópicos principais devem ser destacados do restante do currículo. Coloque-os em tamanho maior e negrito/sublinhado/itálico/centralizado/caixa alta.
• Estabeleça a margem. Sugestão: As páginas podem apresentar margens de:
1. 3,0 cm - margem esquerda e superior;
2. 2,0 cm - margem direita e inferior.
• Utilize um espaçamento entre linhas de 1,5 cm no mínimo para que a leitura do seu currículo seja fácil.
• Você pode colocar elementos decorativos no seu currículo desde que sejam discretos.
• Se desejar, coloque foto no seu currículo. Esta foto deve ser discreta e transparecer profissionalismo e credibilidade. Coloque uma foto que mostre a parte superior do seu tronco e seu rosto.
• Sintetize, mas não economize! Seu currículo é sua apresentação pessoal e nele devem conter todas as informações necessárias para uma boa triagem. É errado supor que um currículo deve ser composto apenas de uma página. Utilize mais páginas se achar necessário. Mas é recomendável que você utilize de uma a três páginas.
Passo a passo
• Inicie escrevendo o seu nome completo. Procure evitar abreviações. Destaque-o em negrito/sublinhado/itálico/centralizado/caixa alta e com fonte em tamanho maior que o restante do currículo.
• Logo abaixo insira: data de nascimento (ou idade, desde que o currículo seja mantido atualizado), naturalidade, estado civil, seu endereço atual, telefones e email(s) para contato. Caso você possuir registro que regulamenta sua profissão (como CRM, OAB, CRP, CORE, etc.) coloque o número do registro logo abaixo do seu nome. Procure sempre fornecer mais de um telefone para contato e quando você colocar um número para deixar recados, coloque entre parênteses o nome da pessoa responsável por dar o recado. É desnecessário colocar número de CPF, RG, Carteira de Trabalho, CNH, etc.
• O primeiro tópico do currículo deve ser o Objetivo. Através dele o profissional que estará fazendo a triagem conseguirá ser mais assertivo no processo. Você deve colocar no objetivo a área e o cargo de interesse e mais algum objetivo que você considera importante.
• Logo após, coloque a sua formação acadêmica/grau de escolaridade. Se você está cursando nível superior coloque curso, instituição, fase atual, status e o turno; se o curso foi trancado faça uma observação indicando o ano em que trancou e caso deseja retomar o curso escreva também.
Observe:
Administração de Empresas - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
(incompleto) - ERRADO
No lugar disso, utilize:
Administração de Empresas - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina - 5ª fase - (cursando, período noturno)
Ou
Administração de Empresas - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina - 5ª fase
(trancado em 2011) Obs.: pretendo retomar logo que conseguir um emprego para pagar a faculdade.
Se estiver concluído, basta informar:
Administração de Empresas - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
(concluído/completo) e informar o ano de conclusão.
Caso possuir registro no órgão competente é importante informar o número, ex: CRP xxxxxxxxx.
• Faça um tópico apenas de experiências profissionais. Coloque as que você considera mais relevantes em relação ao seu objetivo profissional.
IMPORTANTE - Os dados mais importantes que nunca podem ser esquecidos neste tópico são:
1. o período em que ocupou cada cargo: mês e ano de início e também de desligamento. Caso tiver trabalhando atualmente faça uma observação: trabalhando atualmente;
2. nome da empresa e ramo da empresa de atuação (alimentos, exportação, financeira, confecções, etc.);
3. local da empresa (cidade e estado);
4. nome do cargo ocupado;
5. atividades desempenhadas: coloque todas as atividades que você desempenhava, mesmo aquelas que estavam fora da sua função, isto é muito relevante num currículo. Utilize o verbo no infinitivo;
6. motivo de desligamento: é importante demonstrar o motivo pelo qual você solicitou seu desligamento ou foi desligado;
7. referências: é o contato de cada empresa em que trabalhou para conferência dos dados citados no currículo. Informe o número do telefone fixo da empresa que trabalhou e o nome da sua chefia imediata para que seja possível a consulta do seu desempenho anterior (checagem de referência). Caso a empresa não esteja ativa no mercado sugere-se que resgate o telefone da sua chefia imediata para que a mesma possa dar referências quanto ao seu trabalho.
Colocar as referências profissionais no currículo passa credibilidade e transparência. Se você está trabalhando atualmente não precisa informar a referência do atual emprego, pois é anti-ético fazer checagem de referências neste caso. Apenas informe que está trabalhando atualmente.
IMPORTANTE - Se entre uma experiência e outra você realizou outras atividades não comprovadas em carteira, coloque uma observação informando isto. Muitas pessoas dão uma pausa na carreira para cuidar de filhos, por doença familiar ou para se dedicar a um negócio próprio, por exemplo. É importante que isto conste no currículo. Caso você ficou desempregado por um período de tempo e também realizou outras atividades para manter seus custos, deixe isto claro no currículo, para que na descrição das experiências não fique um espaço de tempo muito grande entre uma experiência e outra ou a última experiência e o momento atual.
Caso você tiver experiências significativas em relação ao seu objetivo profissional/cargo pretendido, mesmo que não sejam comprovadas em carteira, coloque-as no currículo, pois elas revelam algumas habilidades adquiridas/aperfeiçoadas. Acrescente ao lado entre parênteses “experiência não comprovada em Carteira de Trabalho”.
Se você tiver muitas experiências nomeie este tópico como Últimas Experiências e coloque apenas os 3 últimos cargos ocupados e as atividades realizadas em cada um.
Neste caso, abaixo do tópico Objetivos, faça um tópico chamado de Síntese Profissional onde você resumirá sua carreira em até 15 linhas. Se você ocupou cargos estratégicos, fale dos principais méritos alcançados em sua carreira: como diminuição de custos, ótimos resultados, etc.
Faça que o profissional que tria seu currículo tenha uma visão sintetizada de sua carreira desde o início até o momento atual e conheça um pouco mais de você.
E se eu não tiver nenhuma experiência?
Neste caso você deve informar que não possui nenhuma experiência e fazer do tópico Objetivo o principal meio de realizar seu marketing pessoal. Caso desejar, fale um pouco de suas competências comportamentais, como último tópico do currículo.
• Após isto, coloque os cursos extracurriculares realizados ou palestras mais importantes das quais você participou. Não esqueça de colocar os cursos que são importantes em relação ao cargo pretendido. Se você realizou um curso mais demorado é interessante colocar o período de tempo ou o número de horas, pois será um ponto positivo no seu currículo. Não há a necessidade de colocar toda a grade curricular de cada curso, apenas a descrição básica do que se trata o curso (caso você achar necessário). Como dito antes: sintetize mais não economize!
• Você pode acrescentar o tópico qualificações. Qualificações é tudo aquilo que a pessoa tem domínio para realizar, como por exemplo, domínio no uso de ferramentas na área de informática, idiomas, etc. Você pode destacar em negrito/sublinhado palavras-chave que você considera mais importantes. Lembre- se que sempre que colocar os programas que você tem domínio coloque o nível (básico, intermediário ou avançado). Uma pessoa pode ter um Excel avançado, Power Point intermediário e Word básico, por exemplo. É importante detalhar o nível em cada programa.
• Você pode acrescentar o tópico Informações Adicionais se desejar. Nele você poderá colocar mais algumas informações que considera importante para a triagem, como por exemplo: Carteira de Habilitação A/B/C/D, disponibilidade para viagens, veículo próprio, etc.
Caso a vaga pretendida exigir um dos itens citados acima, você pode informar junto com seus dados pessoais que você o possui. Assim logo que o profissional estiver começando a ler seu currículo verá, logo de início, que você preenche um dos requisitos.
• Se desejar faça um tópico específico para Pretensão Salarial. Neste item você deverá acrescentar o mínimo que você precisa receber mensalmente para pagar seus custos, fora os benefícios. Caso sua pretensão varie conforme os benefícios oferecidos, coloque o mínimo que você deseja receber e ao lado faça uma observação: “Aberto a negociações conforme pacote de benefícios”.
• Caso achar importante, acrescente o tópico adicional “Competências Comportamentais” no seu currículo e coloque nele suas virtudes e tudo aquilo que você considera ser positivo em seu comportamento no âmbito profissional.
Equipe Vanusa Cardoso Consultoria em Gestão de Pessoas.
BOA SORTE!!!
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Guia de Emprego
ORAÇÃO DO ADMINISTRADOR
"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA, de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para encontrar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, agindo sempre com ÉTICA e sabedoria, pois, a mim caberá realizar a minha profissão com CRIATIVIDADE e determinação para tornar as organizações cada dia melhores e mais humanas".
Texto de RRA adaptado por Fredi Cintra
"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA, de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para encontrar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, agindo sempre com ÉTICA e sabedoria, pois, a mim caberá realizar a minha profissão com CRIATIVIDADE e determinação para tornar as organizações cada dia melhores e mais humanas".
Texto de RRA adaptado por Fredi Cintra
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