Na filosofia a gente aprende seu conceito e sua importancia para o que somos hoje dentre muitas outras teorias
Historicamente, o primeiro pensador grego a usar a palavra FILOSOFIA foi Pitágoras de Samos no Século VIII ac. E desde então se levantou, creio eu, a maior e a mais profunda discussão de todo o pensamento humano, pois todas as demais questões ressumem-se a esta: O que é a Filosofia?
Esta afirmação se consolida quando vemos a tentativa de todos os Filósofos em conceituar a Filosofia, partindo daí para criar os seus próprios conceitos filosóficos, bem como sua visão de mundo.
Etimologicamente, a palavra Filosofia é composta de dois radicais gregos: Filosofia.
Filo - Amigo ou amante. Aquele que deseja e se compromete afetuosamente e incondicionalmente a outrem em atitude de amor e lealdade.
Sofia - Sabedoria = A sabedoria para o grego era algo divino, que era revelado aos mortais pelos deuses. A sabedoria não era adquirida por mérito, mas por dádiva dos deuses.
Partindo do conceito etimológico, ouso tentar construir uma idéia sobre o que possa vir a ser a Filosofia numa perspectiva de três faces conceituais.
Filosofia é razão - O Filósofo é a razão em movimento na busca de si mesma. A Filosofia surge na Grécia Arcaica na passagem das explicações míticas-religiosas para as explicações racionais-filosóficas sobre questões inerentes ao ser e ao mundo. A idéia da Filosofia como razão consolidou-se na afirmação de Aristóteles: "O homem é um animal racional".
Filosofia é Paixão - O Filósofo antes de tudo é uma amante da sabedoria. Toda atitude humana, inicialmente é passional. O que move o mundo não é a razão, mas a paixão. "O coração tem razões que a própria razão desconhece" Pascal.
Filosofia é Mito - O Filósofo é um mítico em busca da verdade velada. Só pensamos naquilo que cremos, e só cremos naquilo que queremos. O mito para a Filosofia é vital, pois cria ícones possíveis do mundo das idéias. "Há mais mistérios entre os céus e a terra do que pressupõe a vossa vã Filosofia". William Shakespeare.
Concluindo: (Se é que podemos concluir alguma coisa sobre este assunto): No dia em que algum Pensador desvendar o segredo do conceito sobre Filosofia, este terá destruído a idéia que nutre o homem durante séculos, pois o pensar filosófico é inerente ao ser humano, e defini-la através de conceitos seria aprisionar a própria capacidade do pensar em limites que impossibilitariam o engendramento de novos e reflexão de antigos conceitos e idéias.
Partindo da idéia deleuziana de que "filosofia é criar conceitos", conceituar a Filosofia é muito mais do que neologismos. Conceituar a Filosofa é pensar continuamente no ato dinâmico da reflexão, auto-reflexão e originalidade de surpreender-se diante do imprevisto, do inexplicável, do maravilhoso... do indizível.
Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia.
Ignorada a sua importância, a filosofia sofre o preconceito quanto a sua utilidade e seu objetivo, sendo marginalizada dentre as demais ciências do conhecimento, pois não sendo uma ciência de exatas ou técnicas, ela é desprezada. Sua intenção é estimular consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem, que conseqüentemente não é do interesse da classe dominante da sociedade, que poderá ser perigosa ter a essência da verdade á mostra.
A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia, está disponível para todos, mas poucos a usufruem, como é definido entre o sábio e as massas.
Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudar toda a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia, vivendo assim em uma antifilosofia.
Entretanto, a antifilosofia também é um tipo de filosofia, se o homem em busca da sua verdade adota a filosofia, passará a interrogar sempre sobre tudo em seu universo, prevendo assim tendências neste mesmo universo, criando uma fusão entre a verdade atual e a revelação de seu futuro.
É conveniente para o homem moderno afastar-se da filosofia, pois, em meio de uma falsa democracia a qual vivemos, alem de corrupta, tem seu domínio não mãos de poucos que determinam a linha de vida política, econômica e social de muitos, objetivando só e exclusivamente o poder, ficando cegos para o que realmente acontece em seu meio.
Assim, cria-se uma tranqüilidade infinita, do pressuposto que o seu amanha será igual ao seu hoje, só com visões de melhoria socioeconômicas, não vendo que a nossa verdade hodierna tende a uma conseqüente extinção de toda a vida terrena, já que fingindo não ver, seguidas construções de maquinas para aniquilações, bombas, conflitos, poluições, armas e doenças químicas, terrorismo com atos cada dia mais hediondo, manipulação da radioatividade, violência e mortes nas cidades e estradas mundiais, alterações na natureza modificando irresponsavelmente o meio ambiente e afetando seu ciclo natural e seu equilíbrio, escassez de viveres, violência entre os semelhantes, e tudo isso se passa por despercebido como normal e cotidiano sem a preocupação de onde nos levará.
Embora desprezada e vitima de preconceito, a filosofia iria abrir a mente das civilizações, não se deixando iludir por uma falsa sensação de confiança e considerar a hipótese de uma inevitável catástrofe letal, que poderá extinguir a vida na terra.
Como sabemos a filosofia é uma busca amorosa da sabedoria. A sabedoria é a aplicação do conhecimento de forma que o amor seja o princípio e o fim. O conhecimento é adquirido pela apreensão e compreensão do mundo. A filosofia intitula o conhecimento como o LOGOS. O Logos é o conhecimento. Tudo que fazemos precisa de algum conhecimento, mesmo que seja o mais óbvio e comum. Quanto mais complexo o que fazemos, mais precisamos de conhecimentos. Entretanto o conhecimento não é a certeza de conseguiremos fazer algo, e principalmente que faremos da melhor forma possível. Conhecemos professores e intelectuais que tem grandes conhecimentos, mas são tolos e não sabem conviver com pessoas. O conhecimento não é a base da sabedoria, são apenas as folhas, que embelezam e ajudam na respiração da árvore da sabedoria. Alguns analfabetos ou pessoas com pouco conhecimento são mais sábios, pois o pouco conhecimento é recheado de uma boa raiz. A raiz da sabedoria é o “temor do Senhor” e o seu fruto é o “amor”. Toda sabedoria que não termina em atos de amor é vazia e falsa. Sabedoria que é egoísta é uma sabedoria de espinhos, ou diz o escritor bíblico é sabedoria humana. O homem que é sábio busca o bem do próximo. Isto já é filosofia, pois sem a busca de ser sábio, não há questionamentos na vida. Quem é amigo da sabedoria, ama a sabedoria. Quem ama a sabedoria, busca ser sábio. Quem é sábio, ama o que a sabedoria conduz. A sabedoria conduz a felicidade, e a felicidade nos conduz a Deus. Não há sabedoria sem Deus, e Deus é a sabedoria personificada. Aqui encontramos o temor do Senhor, a raiz da sabedoria. Não há sabedoria sem fé, e filosofia sem fé, é filosofia sem objetivo. Pois todo homem pergunta, porque quer uma resposta. Perguntar sem querer resposta, ou pior ainda, sem acreditar ou ter fé que existe uma resposta é atormentador, e não é sábio.
“Ser ou não ser, eis a questão”, diz o poeta teatrólogo inglês William Shakespeare, filosofando com sua peça. O homem quer resolver esta questão, mas para ser ou não ser, temos que saber para que ser, porque ser, e como seremos eternamente. As perguntas clássicas do homem: De onde vim ? Para onde vou? Porque estou aqui? ; são indagações filosóficas que todo homem quer uma resposta. A filosofia pergunta, e a teologia responde. A teologia como estudo de Deus, deve apenas mostrar Deus, e Ele como ser pessoal mostrará a resposta. Ser ou não ser, pergunta de homem, e qual a resposta de Deus? A resposta Dele é: Diga ao mundo que Eu Sou o que Sou. Eu Sou o que Sou é a tradução do nome de Deus, que chamamos em hebraico: YEHOVA ou aportuguesado: Jeová. Deus diz ‘Eu Sou’ para responder a pergunta: Ser ou não ser? Não podemos desassociar filosofia de fé, e não podemos deixar o ato de filosofar ser dominado por pensadores que querem apenas perguntar e não acreditam nas respostas. Pessoas que preferem o amor as perguntas, que o amor as respostas.
Diante da minha filosofia posso afirmar que todo homem precisa filosofar para fazer qualquer coisa. Perguntar e pensar como é a melhor forma de fazer é o inicio da busca do principio da sabedoria. Por isso quando chegamos à ação devemos aprender a perguntar e buscar a melhor forma de fazer.
Viver sem filosofia é o mesmo que jogar futebol sem a bola. Vamos atingir o gol com que coisa? Atingiremos o “gol” do sucesso com uma filosofia fundamentada nas teses dos experimentos dos sábios técnicos, que ousaram filosofar. A “bola da vez” é a filosofia, e a “filosofia da vez” é o temor do Senhor. James C. Hunter, em seu livro: O Monge e o Executivo, afirma que Jesus Cristo foi o maior líder que já existiu, pois como ele disse: “ser líder é servir, é colocar a liderança a serviço e, com isso, influenciar pessoas”. Como se esquecer dos exemplos e da sabedoria expressa na Bíblia, o livro mais sábio de todos os livros, o mais lido, o mais editado, o mais traduzido, o mais querido. Os “gurus” da administração têm percebido que a melhor filosofia de administração de pessoas é tornar amigo de Jesus Cristo. Ser líder sem espelhar no maior líder é perder a grande oportunidade de vencer. A consultora Laurie Beth Jones em seu livro: Jesus, o maior líder que já existiu; mostrou como filosofar olhando para aquele que foi o maior filosofo de todos os tempos, meu amigo Jesus Cristo. Leia as palavras de Daniel Godri, um grande consultor e palestrante que as empresas do Brasil convidam: “você pode até não acreditar neste homem, mas você tem que admirar este homem... o nome mais procurado na internet mundial é Jesus Cristo, porque Ele é um sucesso absoluto
“Ser ou não ser, eis a questão”, diz o poeta teatrólogo inglês William Shakespeare, filosofando com sua peça. O homem quer resolver esta questão, mas para ser ou não ser, temos que saber para que ser, porque ser, e como seremos eternamente. As perguntas clássicas do homem: De onde vim ? Para onde vou? Porque estou aqui? ; são indagações filosóficas que todo homem quer uma resposta. A filosofia pergunta, e a teologia responde. A teologia como estudo de Deus, deve apenas mostrar Deus, e Ele como ser pessoal mostrará a resposta. Ser ou não ser, pergunta de homem, e qual a resposta de Deus? A resposta Dele é: Diga ao mundo que Eu Sou o que Sou. Eu Sou o que Sou é a tradução do nome de Deus, que chamamos em hebraico: YEHOVA ou aportuguesado: Jeová. Deus diz ‘Eu Sou’ para responder a pergunta: Ser ou não ser? Não podemos desassociar filosofia de fé, e não podemos deixar o ato de filosofar ser dominado por pensadores que querem apenas perguntar e não acreditam nas respostas. Pessoas que preferem o amor as perguntas, que o amor as respostas.
Diante da minha filosofia posso afirmar que todo homem precisa filosofar para fazer qualquer coisa. Perguntar e pensar como é a melhor forma de fazer é o inicio da busca do principio da sabedoria. Por isso quando chegamos à ação devemos aprender a perguntar e buscar a melhor forma de fazer.
Viver sem filosofia é o mesmo que jogar futebol sem a bola. Vamos atingir o gol com que coisa? Atingiremos o “gol” do sucesso com uma filosofia fundamentada nas teses dos experimentos dos sábios técnicos, que ousaram filosofar. A “bola da vez” é a filosofia, e a “filosofia da vez” é o temor do Senhor. James C. Hunter, em seu livro: O Monge e o Executivo, afirma que Jesus Cristo foi o maior líder que já existiu, pois como ele disse: “ser líder é servir, é colocar a liderança a serviço e, com isso, influenciar pessoas”. Como se esquecer dos exemplos e da sabedoria expressa na Bíblia, o livro mais sábio de todos os livros, o mais lido, o mais editado, o mais traduzido, o mais querido. Os “gurus” da administração têm percebido que a melhor filosofia de administração de pessoas é tornar amigo de Jesus Cristo. Ser líder sem espelhar no maior líder é perder a grande oportunidade de vencer. A consultora Laurie Beth Jones em seu livro: Jesus, o maior líder que já existiu; mostrou como filosofar olhando para aquele que foi o maior filosofo de todos os tempos, meu amigo Jesus Cristo. Leia as palavras de Daniel Godri, um grande consultor e palestrante que as empresas do Brasil convidam: “você pode até não acreditar neste homem, mas você tem que admirar este homem... o nome mais procurado na internet mundial é Jesus Cristo, porque Ele é um sucesso absoluto
Referencias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário