Ads 468x60px

Migramos o blog

Social Icons

12 julho 2011

1º SEMESTRE - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Na minha opinião essa é uma matéria simples e rica em conteúdo, simples por ser de fácil entedimento e rica porque quando se trata de comunicação é latente o seu grau de importancia. A comunicação e expressão vai nos dar a possibilidade de entender:
Resumo do conteúdo
O ato de escrever é um processo contínuo. Cada elemento novo que percebemos no mundo exige uma palavra correspondente. Cada leitura nos enriquece de novas possibilidades de expressão. Porém, importa-nos que, ao se admirar com uma paisagem, transformar em palavras nossa visão. Ao emocionar, colocar no texto nossa sensibilidade. Ao criar, formar de nossa imaginação uma estória. Ao pensar, defender nosso pensamento no papel

A linguagem é um sofisticado meio de comunicação humana. Mas não o único. Viver numa sociedade é participar de um universo repleto de símbolos. A vida social está permeada dos mais variados tipos de códigos. Alguns são universais; outros dependem da cultura particular de determinado povo. Isto é, a linguagem é a expressão máxima da capacidade do ser humano de criar e usar símbolos, pois dependendo do lugar do nascimento, por meio da cultura que herda e da língua que fala, adquire uma maneira particular de relacionar-se com os outros e com o universo. Pois, segundo Vigotski (1896-1934):

“Na escrita, como o tom de voz e o conhecimento do assunto são excluídos, somos obrigados a utilizar muito mais palavras, e com maior exatidão. A escrita é a forma de fala mais elaborada”. -(Vigotski, trad. 1993. p. 131-132)

Nossa linguagem nos releva a nós mesmos e ao outros. Escrevemos baseados na nossa experiência de vida em casa, na escola, no clube, na rua; no nosso convívio com o mundo e com as pessoas. Escrevemos com base no que vemos no cinema e na televisão, nos jornais e nas revistas, nos livros e nos cartazes; em todos os meios de comunicação. Escrevemos a partir das informações que recebemos em História, Biologia, Economia, Matemática, Geografia; em todos os campos do conhecimento. Todavia, importa-nos que essas informações e impressões sejam assimiladas e devolvidas para o mundo, transformadas pela nossa experiência.

Não só escrevemos para nós mesmos, mas também para os outros. Escrevemos para que nossas idéias sejam divulgadas, discutidas, criticadas, enriquecidas. No entanto, importa-nos que a redação seja uma experiência comum ao grupo, devendo provocar a discussão e a reflexão. Todos nós somos escritores. Todos nós somos leitores. Todos nós devemos saber defender o que pensamos.

Ler e escrever aprende-se lendo e escrevendo. Ultimamente a leitura e a redação em classe, por exemplo, estão saindo de moda, pelas mais diversas razões. Todavia, apesar de se tender a admitir, para tal caso, um moto-contínuo, isto é, não se sabe escrever porque não se sabe pensar e não se expressa bem o pensamento porque não se sabe escrever, parece-nos que o processo define-se num sentido único e irreversível: o não saber pensar é a causa do não saber expressar-se.
Neste aspecto, o papel do educador é primordial. Seu objetivo deve ser o de conseguir que o aluno saiba escutar bem, falar bem, ler bem e escrever bem. Por escutar bem se entende a compreensão exata da mensagem. Falar bem é atingir a facilidade de diálogo independente do lugar onde se estiver. Escrever bem é capacitar o aluno a redigir em linguagem correta e simples. Ler bem é uma necessidade do mundo moderno para que o educando possa estar sempre atualizado.
Este ensino deve partir da prática para a teoria. O essencial para o educando não é decorar regras gramaticais, mas saber expressar-se em português correto. Portanto, o importante é o domínio da língua e não o da gramática. A gramática servirá de reforço para os conhecimentos lingüísticos já adquiridos.


3.0 – Bibliografia de Referência

VIGOTSKI, Lev. S. Pensamento e Linguagem, SP: Martins Fontes, 1993 (trad.).

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa, RJ: Nova Fronteira, 1993.

SABBAG, Sandra Papesky. Um olhar diferente para a escrita. Artigo. Curso de Pós-Graduação Oswaldo Cruz: 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guia de Emprego

ORAÇÃO DO ADMINISTRADOR

"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA, de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para encontrar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, agindo sempre com ÉTICA e sabedoria, pois, a mim caberá realizar a minha profissão com CRIATIVIDADE e determinação para tornar as organizações cada dia melhores e mais humanas".

Texto de RRA adaptado por Fredi Cintra

 

Dia do Administrador

Nove de setembro foi o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Curso ferramentas avançadas da internet