Vou resumir pra vocês o que aprendi na disciplina introduçao a psicologia;
Essa matéria me propôs o conhecimento dos seguintes estudos:
Teoria das Inteligências Múltiplas (H. Gardner) e a Teoria da Inteligência Emocional (Daniel Goleman) nos auxiliarão a ampliar o conhecimento a respeito das diversas habilidades mentais de uma pessoa.
Conhecer o perfil de desenvolvimento intelectual de um indivíduo é uma tarefa que requer alguns cuidados. Nas últimas duas décadas tem ocorrido uma grande discussão em relação à validade dos testes de inteligência, enquanto medidas preditivas do desempenho intelectual das pessoas.Um dos fatores que certamente tem contribuído para essa controvérsia, é a dificuldade de se definir consensualmente no que consiste a inteligência.
Com o objetivo de superar esta dificuldade, usualmente identificamos alguns aspectos do desempenho do indivíduo como indicadores da sua capacidade intelectual, tais como: a sua facilidade para resolver problemas; a sua facilidade de adaptação diante de situações inesperadas;a sua facilidade para aprender e a sua capacidade para raciocinar de modo abstrato. Entretanto, existem ainda outros elementos relevantes para se avaliar o potencial intelectual, tais como a inteligência verbal, a criatividade, a percepção espacial, a memória auditiva e visual, dentre outros, que não são passíveis de uma avaliação empírica, através da mera observação espontânea do comportamento.
O primeiro teste de inteligência foi elaborado na França, entre 1904 - 1905, por Alfred Binet; este procedimento tinha como objetivo identificar as razões das dificuldades de aprendizagem de algumas crianças, contribuindo para o diagnóstico médico das causas dessas limitações.
Em 1916 surgiu nos Estados Unidos, as Escalas Terman e Stanford-Binet, que utilizavam o conceito de Quociente Intelectual (Q.I.); esta avaliação revelava a relação que existia entre a idade cronológica e a idade mental do indivíduo e a sua posição em relação à maioria da população. Portanto, o Q.I. constitui-se numa medida porcentual e estatística, que retrata se a pessoa possui uma inteligência normal, abaixo ou acima da média.
Segundo Wechsler (1981), a classificação do Q.I. baseia-se nos seguintes resultados :
• Escores abaixo de 69: retardo mental.
• Entre 70 – 79: limítrofes.
• Entre 80 – 89: médio-inferiores.
• Entre 90 - 109: médio.
• Entre 110 – 119: médio-superiores.
• Entre 120 – 129: superior.
• Acima de 130: muito superior.
A teoria dos dois fatores discrimina dois tipos de índices da capacidade intelectual do indivíduo: o fator g, que refere se ao nível elementar de abstração, necessário para a solução de qualquer tarefa intelectual , tais como a lógica, a coerência, etc.
Já através da teoria dos múltiplos fatores podemos identificar capacidades mentais primárias, essenciais para a resolução das atividades intelectuais mais complexas. São elas: a compreensão verbal, a fluência vocabular, o raciocínio numérico, espacial, a memória associativa, a rapidez perceptiva e a indução.
É de fundamental importância assinalar também que a capacidade intelectual de um indivíduo aperfeiçoa-se continuamente, em função dos conhecimentos e informações que a pessoa possa adquirir ao longo de sua vida.
Segundo Gardner (1994), os testes tradicionais de inteligência avaliam apenas as habilidades verbais e matemáticas, excluindo a possibilidade de se conhecer outras aptidões também importantes. Sendo assim, devem-se desenvolver instrumentos de medida que possibilitem identificar essas aptidões e oferecer à pessoa chances de aprimorar as suas habilidades e desenvolver melhor aquelas funções pouco desenvolvidas.
Partindo-se desse princípio, deve-se considerar, portanto, que existem sete tipos de inteligência. Essas modalidades dependem de áreas cerebrais específicas, que atuam de modo relativamente independente, e que, através do estímulo educacional, poderiam desenvolver-se. São elas:
• A lógico-matemática – relacionada à capacidade de trabalhar com números e discernir padrões lógicos;
• A linguística – responsável pela sensibilidade para os sons e o significado das palavras;
• A musical – que se revela através da facilidade para lidar com a expressão musical, com as harmonias sonoras;
• A espacial – que se observa através da habilidade para compreender a relação espaço temporal, para dimensionar proporções no plano tridimensional;
• A cinético corporal – responsável pela aptidão para lidar com a destreza corporal;
• A inter pessoal – que desenvolve a habilidade para lidar com diferentes estados de humor das pessoas, revelando a capacidade para identificar as motivações e as necessidades dos demais e
• A intra - pessoal – que se revela através da facilidade do indivíduo para perceber e diferenciar os próprios sentimentos, conhecendo os seus pontos fracos e as suas potencialidades.
De acordo com a teoria da Inteligência Emocional, para que se alcance esse objetivo é necessário aprender a:
• conhecer as próprias emoções, especialmente quando elas ocorrem;
• lidar com as emoções: saber livrar-se da ansiedade; ser tolerante consigo mesmo; expressar a raiva objetivamente; motivar-se, utilizando a energia das emoções em benefício próprio;
• saber reconhecer as emoções dos outros : ser empático, habilidoso no trato com as outras pessoas e
• lidar com os relacionamentos : saber ser popular no grupo, liderar pessoas, saber administrar conflitos e propor soluções pertinentes.
Sendo assim, podemos afirmar que a avaliação do potencial intelectual de uma pessoa é um processo muito sério e deve observar todos os cuidados necessários para que esta informação possa ser útil para o pleno desenvolvimento do indivíduo e não contribua apenas para a sua estigmatização.
Super dotação Intelectual
Refere-se a um perfil de desempenho intelectual acima da média e
que pode facilitar ou dificultar o desenvolvimento global do
indivíduo. Ser identificado como uma pessoa superdotada
intelectualmente pode representar um ganho no
desenvolvimento, quando são oferecidas condições compatíveis,
como a estimulação intelectual e o bom entrosamento social.
Pode significar também que esta pessoa terá que enfrentar
muitas dificuldades para o seu aprimoramento, pois as
oportunidades de ensino especializado são insuficientes, sem
falar na ausência de atividades profissionais específicas para
esse tipo de pessoa.
Conviver com uma pessoa que apresente qualquer tipo de
excepcionalidade não é uma tarefa fácil. Sejam quais forem
as causas dessa limitação, sempre haverá a esperança que
se possa estimular o desenvolvimento deste indivíduo e
oferecer a ele oportunidades condizentes para a sua autorealização.
• Reconhecemos que este é um desafio, especialmente no
contexto profissional, quando nos deparamos a todo o
momento com a ausência de oportunidades de trabalho
para as pessoas, de modo geral
CULTURA ORGANIZACIONAL
Refere-se aos valores e princípios que norteiam a filosofia de
uma empresa. Através da cultura organizacional podemos
conhecer quais são as metas que a empresa define e de que
modo pretende conquistar os seus objetivos
CLIMA ORGANIZACIONAL
Retrata como se estruturam as relações humanas no ambiente
de trabalho, podendo contribuir ou não para que o funcionário
sinta-se motivado a colaborar para que a empresa atinja as
suas metas.
PSICOTERROR
Esta condição acontece devido a sérios problemas que
envolvem o relacionamento inter-pessoal no contexto
profissional; devido a situações que retratam o abuso do poder
ou a manipulação perversa. Esta condição prejudica
seriamente as relações humanas e podem afetar também de
modo negativo a produtividade e a imagem social da empresa.
COESÃO GRUPAL
Processo que possibilita a boa integração entre os
componentes de um grupo, revelando que há uma
convergência na conquista dos objetivos propostos
RECRUTAMENTO EXTERNO
Recrutamento externo : a vantagem deste tipo de
recrutamento é o ingresso de pessoas com perfis diferentes
dos funcionários já contratados; se pode admitir pessoas
mais atualizadas, com melhor formação acadêmica; pode-se
aproveitar os investimentos de treinamento de outras
empresas; incentiva-se a renovação tecnológica e
atitudinal.Quanto às desvantagens, trata-se de um processo
mais demorado e oneroso e pode reduzir a lealdade dos
funcionários mais antigos, pois estes podem se sentir
desprestigiados por não lhes ter sido dada a oportunidade de
ascensão profissional.
RECRUTAMENTO INTERNO
Recrutamento interno : quanto às vantagens, esta forma de
recrutamento é mais rápida e econômica; promove a lealdade do
funcionário à empresa, pois motiva o aprimoramento profissional
visando à ascensão na escala funcional; se pode aproveitar
melhor os investimentos em treinamento e desenvolvimento de
pessoal realizados anteriormente . Quanto às desvantagens, não
pode ser a única forma de recrutamento pois limita o capital
humano da empresa; pode gerar conflitos entre os funcionários,
especialmente se os critérios de seleção não forem claramente
definidos; impõe a necessidade de se aprimorar o plano de
carreira da empresa, para que os candidatos compreendam o
processo de desenvolvimento de pessoal adotado pela
instituição.
GRUPO
Um grupo se compõe através de um sistema de relacionamento entre
as pessoas, estabelecendo-se uma interdependência entre elas; essa
condição acontece quando as pessoas que integram o grupo
percebem que os seus objetivos pessoais poderão ser mais
facilmente atingidos, quando se associarem às metas definidas pela
coletividade. Ou seja, há uma força de coesão entre as pessoas que
integram um grupo no sentido de obterem a gratificação das suas
necessidades através da sua interação com outras pessoas.Na
medida em que as pessoas têm a oportunidade de realizar as suas
tarefas e alcançar os seus objetivos, sentem-se mais unidas, mais
compromissadas com os outros integrantes do grupo, estabelecendose
uma ligação afetiva com essas pessoas. Esta condição retrata o
nível de coesão presente no grupo.
RUIDOS NA COMUNICAÇÃO
Ocorrem sempre que se evidenciam interferências na comunicação, de
tal modo que o receptor não consegue identificar corretamente o sentido
do que está sendo comunicado pelo emissor. Estes ruídos tanto podem
se referir a aspectos externos, ambientais, como a informações
simultâneas e contraditórias, que não permitem à pessoa que recebe a
informação, saber realmente no que deve acreditar.
BLOQUEIO NA COMUNICAÇÃO
Este distúrbio pode ser observado todas as vezes que as pessoas
evitam abordar determinados assuntos, pois sabem que surgirão
conflitos, mal-entendidos e ressentimentos, pelo fato de se ter tratado
sobre esse tema. Os bloqueios distanciam as pessoas e geram as zonas
de silêncio, que são as condutas que visam evitar que certos assuntos
sejam tratados.
FILTRAGEM
Prestamos a atenção apenas em alguns aspectos que a pessoa procura
nos transmitir, ignorando o contexto global; isto pode acontecer quando
a nossa percepção está direcionada somente para as situações que
estão de acordo com os nossos valores, pré-concepções e interesses.
MASLOW E A MOTIVAÇÃO
Segundo este autor, a motivação humana envolve a totalidade do
indivíduo, seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Para
dimensionar a importância de cada um desses elementos, foi
descrita uma hierarquia de necessidades básicas, que impulsionam
o comportamento humano; estas são interdependentes e mobilizam
diversos aspectos da conduta do indivíduo, para que ele obtenha a
satisfação que deseja. São elas: necessidades fisiológicas, de
segurança, afiliação e amor, estima, auto-realização e estéticas.
COMPETENCIA TÉCNICA
É um critério para se selecionar uma pessoa como líder, destacando
o seu conhecimento técnico e habilidade operacional para realizar o
seu trabalho.
LIDER AUTOCRATA
Este tipo de líder centraliza o poder e orienta o grupo para a realização
da tarefa; sua intervenção visa prioritariamente à produtividade e
estimula a competição entre as pessoas.
LIDER DEMOCRATA
Este líder visa o envolvimento dos integrantes do grupo, estimulando
a cooperação e a busca do consenso entre as pessoas.
LIDER LAISSEZ FAIRE
Através deste estilo de liderança, o líder não exerce de fato nenhuma
influência sobre o trabalho ou sobre o relacionamento entre as
pessoas. Tal condição pode favorecer a desintegração do grupo ou
pode estimular para que as pessoas desenvolvam o seu trabalho sem
precisar do líder
O LIDER E O GRUPO
O líder, por sua vez, é eleito pelo grupo de forma explicita, através de
uma votação, ou de modo implícito, quando as pessoas destacam
alguns integrantes do grupo para que comandem a realização do
trabalho e as formas de interação entre os integrantes. Neste caso, as
pessoas aceitarão voluntariamente a influência que o líder irá exercer
sobre elas. O grupo estabelecerá também um relacionamento afetivo
específico com o líder e atribuirá a ele certas características
psicológicas ou técnicas que o destacarão em relação aos demais.
ELEIÇÃO DO LIDER
O grupo poderá eleger o seu líder para uma tarefa, devido à sua
competência técnica; neste caso, estará se visando à produtividade do
grupo. Ou poderá escolher uma pessoa como líder devido à influência
que este poderá exercer sobre o grupo , ao nível emocional
(competência relacional). Neste caso o líder será aquele que orienta,
dá apoio; dessa forma o grupo estará visando, portanto, a sua
manutenção, a sua coesão e a solução dos conflitos.
Descreveram-se algumas condições que o líder deveria observar para
intervir da melhor forma possível no grupo. São elas :
• saber delegar tarefas;
• saber estipular os padrões de desempenho e prazos para execução das
tarefas;
• saber demonstrar consideração pelos liderados, esforçando-se em
oferecer condições que promovessem o bem estar das pessoas.
• saber valorizar a cooperação e a busca do consenso para resolver os
conflitos.
SINDROME NEURÓTICAS
Estados de sofrimento psicológico que ocorrem de forma intensa e
duradoura, prejudicando vários aspectos da vida pessoal e
profissional do indivíduo.Estas dificuldades podem ocorrer em função
de diversos fatores e podem se expressar através de reações fóbicas,
atos repetitivos e compulsivos, alterações no funcionamento do
sistema motor e sensorial, alterando a maneira como a pessoa age em
diversos setores da sua vida.
DEPRESSÃO
Quadro clínico que se manifesta através de um conjunto de sintomas
que afetam o funcionamento orgânico e psicológico do indivíduo. Este
estado pode se apresentar de modo súbito ou insidioso. Uma das
principais características presentes nesses quadros é a perda do
interesse pela vida, o que irá prejudicar o desempenho profissional e
as possibilidades do indivíduo estabelecer uma boa qualidade de
interação social com outras pessoas.
SINTOMAS DE NEUROSE
A angústia é o eixo central do sofrimento psicológico
do neurótico.
A pessoa neurótica poderá vivenciar conflitos e dificuldades
comuns a diversas pessoas, porém irá manifestar um sofrimento
mais intenso e recorrente. Destaca-se uma maneira peculiar do
indivíduo neurótico se relacionar com as outras pessoas, com os
objetos e com o mundo de modo geral, prejudicando-se a
possibilidade da pessoa sentir prazer na vida em diferentes setores.
De modo geral, o convívio com as outras pessoas revela-se mais
doloroso do que prazeroso.
DEPENDENCIA QUIMICA
Trata-se de uma condição que induz o indivíduo a consumir algum
tipo de droga psicoativa, alterando-se a sua condição mental e as
atitudes que adota diante de si mesmo de os demais
SINDROME DE ABSTINENCIA
Revela-se através de uma alteração orgânica e psíquica importantes
diante da supressão do consumo da droga. O desconforto induzido
pela síndrome de abstinência pode levar a pessoa a agir de modo
desorganizado, colocando a sua integridade física e mental em risco e
ameaçando a integridade de outras pessoas.
PSICOSE
Ocorrem sintomas típicos, como as alucinações e os delírios, que se
manifestam através de um comportamento bizarro e desorganizado,
prejudicando o convívio e a aceitação social do indivíduo
• Identificar a origem e o nível de perturbação mental que possa estar
afetando o comportamento de uma pessoa é uma tarefa delicada e que
pode acarretar uma estigmatização permanente desse indivíduo.
• Apesar de dificuldades, muitas pessoas precisam interromper as suas
atividades, inclusive profissionais, devido a perturbações emocionais que
dificultam o seu convívio social e a manutenção da sua atividade
profissional.
• Por outro lado, algumas empresas valorizam a necessidade de manter
uma boa assistência à saúde mental dos seus funcionários,atuando
preventivamente e oferecendo-lhes condições para um diagnóstico e
tratamento adequados.
_ Ao se suspeitar do início de um processo psicótico, chama-nos a atenção à ocorrência de sintomas típicos, como as alucinações e os delírios, que se manifestam por um com-portamento bizarro e desorganizado, prejudicando o convívio e a aceitação social do indivíduo.
_ Na literatura é freqüente mencionar-se que o indivíduo psicótico perde o contato com a realidade, julgando que a maneira como pensa e as impressões sensoriais produzidas pelo processo alucinatório ocorrem de fato. Uma importante forma de psicose é a esqui-zofrenia, que pode ser identificada pelos seguintes sintomas:
_ • Percepção delirante: a pessoa esquizofrênica distorce o significado dos estímulos captados pelos órgãos dos sentidos. Este processo difere daquele que ocorre no fenômeno da ilusão, pois o paciente acredita que suas sensações estão acontecendo realmente.
_ • Alucinações auditivas características: especialmente vozes que criticam , comandam o comportamento do doente.
_ • Eco do pensamento ou sonorização do pensamento: a pessoa ouve o que acabou de pensar; parece perder sua linguagem interiorizada.
_ • Difusão do pensamento: o paciente acredita que as outras pessoas podem acessar seus pensamentos. Pode acreditar também que algumas idéias são “colocadas ” ou “roubadas” de sua mente.
_ • Vivências de influência: a pessoa acredita que uma força atua sobre o seu corpo, produzindo desejos e necessidades que também são comandadas externamente.
_ Define-se como droga psicoativa, toda a substância que altere as funções do sistema nervoso central,
produzindo efeitos psicoló-gicos e comportamentais. São consideradas drogas psicoativas : o álcool, a
maconha, a cocaína, a heroína, dentre outras. Classifica-se como “abuso de drogas” quando o consumo
da substância é excessivo e ocorre em desacordo com os padrões culturais em que o indivíduo está
inserido. Já a “dependência de drogas” manifesta-se quando o uso da substância produz uma
modificação importante no estado mental e no comporta-mento do indivíduo, levando-o a uma
compulsão para usar a droga e experimentar seus efeitos, evitando desse modo, o desconforto que a
carência da substância produz em seu organismo.
_ Distinguem-se duas formas de dependência: a física e a psíquica
_ É de conhecimento geral que adotamos uma postura permissiva em relação ao consumo do álcool, o
que vem ocorrendo em todos os níveis sócio-econômicos e culturais e em idades cada vez mais
precoces. Os riscos desta prática revelam-se facilmente: o álcool induz a uma significativa tolerância e
dependência química. O abuso no consumo do álcool irá manifestar-se por meio de um padrão
patológico de ingestão repetitiva da bebida, prejudicando a saúde física, o bem estar psicológico, o
relacionamento familiar e profissional do indivíduo. Os primeiros sinais da síndrome de dependência do
álcool revelam a compulsão no consumo da droga de modo contínuo.
REFERENCIAS
CÓRIA-SABINI, M.A. Psicologia aplicada à educação. São Paulo: EPU, 1986.
DAVIDOFF, L.L. Introdução à psicologia. 3. ed. Tradução: Lenke Perez. São Paulo: Makron Books, 2001.
GARDNER, H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
MYERS, D. Introdução à psicologia geral. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e
Científicos Editora S.A., 1999.
TELFORD, C.W. e SAWREY, J.M. O indivíduo excepcional. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
WEITEN, W. Introdução à Psicologia: temas e variações (versão abreviada). São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
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