O IBGE divulga mais um cenário ruim para a indústria brasileira. Por que o setor patina a muito tempo e não consegue se recuperar? Entenda as causas dessa situação; Veja a opinião de três economistas renomado sobre a o futuro da economia brasileira.
Luiz Otávio Leal, economista do banco ABC Brasil, relata que o problema do Brasil é estrutural, ou seja, o custo Brasil: carga tributária, malha rodoviária, burocracia... Assim como a redução das exportação para a Argentina. Afirma também que os problemas de crédito local tem influência para essa situação.
Já para o economista-chefe do banco Fator( José Francisco de Lima), aponta que o problema está na taxa de câmbio que ainda é favorável a importação de produtos industriais. Outro fator é a falta de investimentos em infraestrutura tanto do setor público quanto privado.
Analistas relatam que o PIB deste anos será muito fraco, talvez não chegue nem mesmo a 2,5%, caso siga a tendência atual onde o crescimento industrial teve uma queda de 0.9% na comparação entre o mês de abril e maio do corrente ano.
Sergio Vale da MB associados diz que o cenário externo é a causa das quedas do setor industrial, acredita que se o Brasil crescer mais de 2% é um milagre.
Segundo o IBGE a produção industrial já acumula perda de 3,4% em 12 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário