Define-se "Ciências Contábeis" como o estudo do patrimônio (bens, direitos e obrigações) de uma entidade e sua mutação no tempo.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as
entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.
1.2 - ObjetivoHistoricamente o objetivo da Contabilidade tem sido o patrimônio das entidades e o
seu uso.É através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo
do patrimônio.
2 - COMPONENTES BÁSICOS DA CONTABILIDADE
2.1 – Patrimônio
O patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades
econômico-administrativas. Em contabilidade o patrimônio se apresenta sob 3 (três) formas:• Ativo,
• Passivo Exigível,
• Patrimônio Líquido.
2.1.1 – Ativo
O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade.
Exemplos: Dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc.
2.1.2 – Passivo Exigível
O Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. é tudo aquilo que a empresa deve, as dívidas que ela contraiu.
Exemplos: Fornecedores, Impostos a Pagar, Empréstimos contraídos, Juros a Pagar,enfim, obrigações diversas.
2.1.3 – Patrimônio Líquido
É o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na entidade.
É representado pela diferença entre o valor do Ativo e do Passivo Exigível de uma empresa em determinado momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário