Ads 468x60px

Migramos o blog

Social Icons

17 janeiro 2012

2 º SEMESTRE: INTRODUÇÃO A CIENCIAS CONTABÉIS

Define-se "Ciências Contábeis" como o estudo do patrimônio (bens, direitos e obrigações) de uma entidade e sua mutação no tempo.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. 
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.


Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.




A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir



informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as
entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.
1.2 - Objetivo

Historicamente o objetivo da Contabilidade tem sido o patrimônio das entidades e o
seu uso.
É através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo
do patrimônio.

2 - COMPONENTES BÁSICOS DA CONTABILIDADE
2.1 – Patrimônio
O patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades
econômico-administrativas. Em contabilidade o patrimônio se apresenta sob 3 (três) formas:

Ativo,
Passivo Exigível,
Patrimônio Líquido.

2.1.1 – Ativo
O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade.
Exemplos: Dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc.

2.1.2 – Passivo Exigível

O Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. é tudo aquilo que a empresa deve, as dívidas que ela contraiu.
Exemplos: Fornecedores, Impostos a Pagar, Empréstimos contraídos, Juros a Pagar,
enfim, obrigações diversas.

2.1.3 – Patrimônio Líquido

É o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na entidade.
É representado pela diferença entre o valor do Ativo e do Passivo Exigível de uma empresa em determinado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guia de Emprego

ORAÇÃO DO ADMINISTRADOR

"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA, de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para encontrar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, agindo sempre com ÉTICA e sabedoria, pois, a mim caberá realizar a minha profissão com CRIATIVIDADE e determinação para tornar as organizações cada dia melhores e mais humanas".

Texto de RRA adaptado por Fredi Cintra

 

Dia do Administrador

Nove de setembro foi o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Curso ferramentas avançadas da internet